Notícias

fev 19

Como calcular a quantidade de comida e bebida para o seu evento?

Organizar uma festa pode ser uma tarefa fácil para alguns, mas para outros pode ser uma missão quase impossível, já que envolve muitos detalhes: comida, decoração, número de convidados… Mas se você vai organizar um evento, e não sabe por onde começar, vamos te dar algumas dicas importantes!

Antes de qualquer coisa, você precisa saber: quantas pessoas vão participar? Qual é a idade desses convidados? A partir destas informações vamos colocar a mão na massa e começar a produção da nossa festa!

Comidas
Dica 1: Considere o tempo que a festa irá durar. Se os seus cálculos ultrapassarem 5h, saiba que as pessoas irão comer e beber bem mais do que uma cerimônia rápida.

Dica 2: Confira a faixa etária dos convidados. Quanto mais jovens, maior será o consumo de comida. O mesmo vale para os homens, que acabam comendo bem mais do que as mulheres.

Canapés e Salgadinhos: Escolha pelo menos cinco opções e dê preferência aos patês e canapés de carpaccio ou salmão, que são leves e não têm quase nada de gordura. De 10 a 12 unidades por pessoa está de bom tamanho.

Entradas e Pratos Quentes: A conta é “um por um”, ou seja, o número de convidados multiplicado pelo de pratos. Não dá para fazer mágica ou tentar adivinhar se todos vão querer ou não todas as sugestões. Sem exageros, a melhor combinação ainda é: entrada + massa + carne.

Queijos: Queijos e frios 150g por pessoa e 50g por pessoa de pão.

Churrasco: 300 gramas de carne por pessoa, 300g de frutas/legumes/verduras por pessoa, 100g de farofa por pessoa; 1 pacote de carvão a cada 10 kg de carne.

Pedaço de pizza: (estilo buffet de pizza, o pedaço é bem menor, como se fosse 1/3 do tamanho de um pedaço da pizza família): 8 pedaços de pizza salgada e 3 pedaços de pizza doce por pessoa.

Almoço ou jantar: 50g de arroz cru por pessoa (o arroz aumenta bastante); 300g de carnes/peixe/frango por pessoa; 150g de frutas/legumes/verduras por pessoa.

Doce

Doces: Escolha entre 4 a 8 tipos. Geralmente cada pessoa come de 3 a 12 unidades.

Bem Casados: A teoria é “um para cada um”, mas todos sabemos que na prática o ideal é ter 2 ou 3 bem casados para cada convidado, evitando assim uma situação desagradável de faltar.

Bolo: Calcule 100g por pessoa, mas apenas para 40% da sua lista de convidados, pois com tantas opções de doces, o bolo pode ser desperdiçado.

Bebidas

Dica 1: Em primeiro lugar é preciso analisar uma série de variáveis importante sobre a festa, como o tempo de duração da festa. Uma festa longa com certeza irá consumir mais bebidas. Também é preciso definir se será um coquetel, almoço ou jantar.

Dica 2: A faixa etária dos convidados também é importante, normalmente os jovens bebem mais que os mais velhos e as crianças bebem a metade dos adultos.

Dica 3: Quando será a festa? Inverno, verão? Os tipos de bebidas variam, no verão o consumo de água, refrigerantes e cerveja aumenta, e no inverno o vinho é mais consumido.

Não Esqueça: O mais importante aqui é a qualidade, afinal, nada mais chato do que acordar com ressaca na manhã seguinte porque a bebida era da pior qualidade.

Refrigerante: 400ml por pessoa se também servir outras bebidas e 600ml por pessoa se servir apenas refrigerantes e água.

Água Mineral: 200ml por pessoa. Lembre-se: muitas pessoas não bebem refrigerantes ou apenas diet. Por isso é importante colocar à disposição dos convidados refrigerantes diet, água tônica e água com gás para quem não toma bebidas alcoólicas.

Vinho tinto: 1 garrafa de para cada 3 ou 4 pessoas durante um almoço ou jantar e 1 garrafa de vinho para cada 2 pessoas em um coquetel.

Champagne: 1 garrafa para cada 2 pessoas em uma festa “bolo-com-champagne”, onde o champanhe será servido do começo ao fim da festa e 1 garrafa de champanhe para cada 8 pessoas na hora do brinde.

Uísque: 1 garrafa de 750ml para 6 pessoas

Cerveja: 2 garrafas por pessoa (se não tiver outras bebidas) ou 1 garrafa de cerveja para cada 4 convidados se houver também vinho tinto e branco.

Fonte: www.clicrbs.com.br/especial

Existem alguns programinhas que podem te ajudar também, como os citados a seguir:
calculadoradefesta.com.br/
mercadodagula.com.br/festometro